Iconografia - História de São Miguel Arcanjo

 



São Miguel Arcanjo - Defendei-nos no Combate !

Ajude este site: vote! no botão +1
Compartilhe divulgue o nosso trabalho a mais devotos

São Miguel Arcanjo na Bíblia


salvar - Quem é São Miguel Arcanjo? E devoção a São Miguel.mp3

Iconografia - História de São Miguel Arcanjo (SMA)

A iconografia (do grego "Eikon", imagem, e "graphia", descrição, escrita ) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens.
(SMA)

Existem três iconografias distintas de São Miguel Arcanjo, a primeira e mais popular, é o Arcanjo Guerreiro, General dos exércitos do Senhor, o defensor do povo de Deus, vencedor do espírito maligno, como mostra o texto acima.
[www.arcanjomiguel.net]

Este é sempre representado com vestes militares, trajando armadura, elmo, espada, lança, escudo, ou estandarte, vestindo sandálias e raramente usando botas ou descalço, geralmente com as asas abertas, numa postura vitoriosa, tendo o diabo derrotado sob seus pés; ocasionalmente trás também uma balança na mão esquerda e raramente na mão direita. Como combate sempre em nome de Cristo, e por Seu poder, jamais é derrotado, sempre alcança a vitória sobre o mal, submetendo-o aos seu grandioso poder, ao qual este lhe fica submetido.

A segunda nos apresenta o Pescador de Almas, aquele que faz a psicostasia (pesar das almas) e a psicagogia (guiar as almas pelo melhor caminho) ou seja, faz a passagem das almas da Terra, ou do Purgatório para o Paraíso, este traja uma túnica, sempre muito adornada e com grande riqueza de detalhes, capa, cinto, ou faixas que cruzam o corpo, pode também utilizar vestes de sacerdote; tem em uma das mãos (geralmente a direita) uma lança que perfura a boca do diabo e na outra (geralmente a esquerda) uma balança; no prato mais alto, a alma do morto, no prato mais baixo um pequeno demônio, que representa as más ações da alma humana.
[www.arcanjomiguel.net]

Antes da alma entrar no Paraíso, (vinda da Terra ou do Purgatório) ela deve passar pela pesagem. Algumas imagens apresentam o diabo oposto a São Miguel Arcanjo, cumprindo seu papel de acusador dos pecados e revelando sua natureza traiçoeira e enganadora, com uma das mãos tenta levantar o prato da balança com o pequeno demônio, outras vezes, tenta baixar o prato com a alma do morto. Caso a alma seja mais leve que o pequeno demônio, esta será recebida no Paraíso por São Pedro, caso a alma seja mais pesada, esta será lançada no inferno, onde será eternamente torturada e mutilada pelos demônios. São Miguel Arcanjo não disputa as almas com o diabo, sendo justo, sua decisão sempre prevalece.
[www.arcanjomiguel.net]

São Miguel Arcanjo é o único santo que abre as portas do purgatório e resgata as almas já purificadas. Todos os outros Santos intercedem por seus fiéis a fim de que estes alcancem o Paraíso.
[www.arcanjomiguel.net]

http://www.arcanjomiguel.net
Clevinho Maia (Combatentes de São Miguel Arcanjo)
Extraído - http://arcanjo-saomiguel.blogspot.com/

Latim: Quis ut Deus ? (latim) Quem como Deus ?
Hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el ou Mîkhā'ēl
Grego: Μιχαήλ, Mikhaíl
Árabe: میکائیل, Mikā'īl


Arcanjo: do grego - αρχάγγελος, transl. arkhángelos
(arc = chefe + anjo = chefe dos anjos)

São Miguel Arcanjo, como revela o Arcanjo Gabriel a Daniel (Dn.10,21), desde o inicio da história da Salvação é apresentado como o defensor do povo de Deus – no Antigo Testamento, o Povo Judeu e no Novo Testamento a Igreja de Cristo – manifestando-se nos momentos decisivos de sua  história.
[www.arcanjomiguel.net]

Por este motivo, atribuímos a São Miguel Arcanjo todas as interferências na história do Povo Escolhido. Na Epístola de São Judas, quando São Miguel Arcanjo, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda. São Miguel Arcanjo, por ordem de Deus, queria que o sepulcro de Moisés permanecesse oculto; o diabo, por sua vez, procurava torná-lo conhecido, a fim de despertar no Povo Judeu a idolatria, por influência dos povos pagãos vizinhos.
(SMA)

“Houve uma grande batalha no céu: Miguel e os seus anjos guerreavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos guerreavam contra Miguel, porém, estes não prevaleceram, e nunca mais se encontrou o lugar deles no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.
[www.arcanjomiguel.net]

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.” (Ap. 12,7-12)


Devemos sempre invocar São Miguel Arcanjo nos momentos de perigo, tentação, durante as tempestades que causam grande destruição, contra as pragas que atacam as colheitas e para que ele acompanhe nossos entes queridos falecidos e também a nós até a Morada Celeste.
(SMA)

“São Miguel Arcanjo, defendei-me no combate para que eu não pereça no tremendo juízo”
Créditos:http://www.arcanjomiguel.net
Clevinho Maia (Combatentes de São Miguel Arcanjo)
 

Por favor cite a Fonte dos artigos de nosso site, isto valoriza nosso trabalho
 

Poderá também gostar de:


» Oração de cura da família - por Ironi Spuldaro
» Orações de Cura dos Sofrimentos
» Ato de entrega a São Miguel Arcanjo
» Exorcismo de São Miguel Arcanjo
»
Suplica Ardente aos Santos Anjos
» Suplica Ardente aos Santos Anjos
»
Consagração aos Santos anjos
» O que diz a Igreja sobre os anjos
» Dons e privilégios especiais dos anjos da guarda
» O anjo da guarda, nosso melhor amigo 
» Onde estão os anjos na Liturgia da Igreja? 

»
Consagração aos Santos anjos
»
Suplica Ardente aos Santos Anjos
»
Consagração aos Santos anjos

 

     

                     

 

 





    Seu e-mail






     


 

© Todos os direitos reservados   -  Movimento Combatentes com São Miguel Arcanjo