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Os anjos e revelação da Encarnação do Verbo

Não está formalmente revelado no que consistiu exatamente a prova dos
anjos; os teólogos fazem hipóteses teológicas, como a de Sã o Tomás, exposta acima.
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Francisco Suárez, teólogo jesuíta do século XVII, levanta outra hipótese:
aprova dos anjos teria consistido na revelação antecipada por Deus, da Encarnação do Verbo. Os anjos ma us se teriam revoltado contra a submissão em que ficariam em relação à natureza humana do Verbo Encarnado, a qual, enquanto natureza, seria à natureza angélica.

Uma variante dessa hipótese é a que afirma que Lúcifer e os anjos revoltados não quiseram submeter-se à Mãe do Verbo Encarna do, pela sua dignidade ficaria colocada acima dos próprios anjos, embora inferior a eles por natureza.Essa hipótese, entretanto, está ligada a uma outra questão: se o Verbo se teria encarnado mesmo sem o pecado de Adão. Suárez, com algumas adaptações, segue a opinião de Duns Escoto e de Santo Alberto Magno, a qual sustenta que sim; São Francisco de Sales também participa dessa opinião.São Tomás, porém, é de outro parecer. Argumenta ele:
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"Seguindo a Sagrada Escritura, que por toda a parte apresenta como razão da Encarnação o pecado do primeiro homem, é conveniente dizer-se que a obra da Encarnação está ordenada por Deus como remédio contra o pecado. De tal modo que, se não existisse o pecado não teria havido a Encarnação, embora a potência divina não esteja limitada pelo pecado, podendo, pois, Deus encarnar-se, mesmo que não houvesse o pecado” (Suma Teológica, 3, q. 1, a. 3.)

São Boaventura reconhece que a opinião de São Tomás é mais consoante com a Fé, enquanto a outra favorece mais a razão. (In III Sent.,Dist.I,a.2,q.2.)Embora ambas as opiniões sejam sustentáveis, o comum dos Doutores acha que a hipótese de São Tomás é mais provável, sendo predominante entre os Santos Padres. Santo Agostinho afirma: “Se o homem não tivesse caído não se teria feito carne” (Serm. 174,2.)

Em favor dela fala igualmente o Símbolo dos Apóstolos, isto é, o Credo, quando proclama:“ O Qual [o Verbo], por nós homens, e por nossa salvação,“Ó culpa feliz, que desceu dos céus“.
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Também a liturgia pascal, que canta: nos mereceu um tal Redentor!"
O Pe. Christiano Pesch S.J. diz que a posição tomista de tal modo se tornou comum,  que  hoje  há  poucos  defensores  da  esposada  por  Suárez,  quanto  à Encarnação do Verbo.Daí  decorreria  que  a  hipótese  de  Suárez  com  relação  ao  pecado dos  anjos ficaria também  prejudicada. Incarnazioni, col 1.751; I. SOLANO, De Verbo incarnato, pp. 15-24).)
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by Clevinho Maia
Fonte: http://www.arcanjomiguel.net

 

 
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